Dúvidas mais frequentes

1) O que é o Sou Eu Mesmo?
O Sou Eu Mesmo é um serviço desenvolvido pelo Grupo Employer para cadastramento e atualização dos dados da pessoa física. Com isso a ferramenta visa atender às exigências do eSocial com a Qualificação Cadastral e os Eventos de cadastramento do trabalhador.
2) O que é o eSocial?
O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar o envio, por parte do empregador, das informações referentes às relações de trabalho, informações previdenciárias, fiscais e de apuração de tributos. É uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho e Receita Federal do Brasil, que prevê o envio de todas as atuais obrigações legais (recolhimento de INSS, FGTS, envio de CAGED, DIRF, RAIS) em um único canal disponibilizado pelo Governo.
Para mais informações acesse: www.esocial.gov.br
3) O Sou Eu Mesmo contempla o envio de todos os arquivos do eSocial?
Não. O serviço contempla apenas a Qualificação Cadastral e a atualização de dados do trabalhador com as informações exigidas pelo eSocial para o envio correto dos eventos S-2100 - Cadastramento Inicial do Vínculo e S-2200 - Admissão.
4) O que é a Qualificação Cadastral exigida pelo eSocial?
O eSocial orienta que, antes mesmo do Cadastramento Inicial dos Vínculos, os empregadores realizem uma Qualificação Cadastral dos trabalhadores. Na qualificação as empresas devem se certificar se há consistência dos dados dos seus empregados com os dados que o governo dispõe no CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse processo deve ocorrer para a identificação correta do trabalhador nessa nova forma de cumprimento das obrigações legais. Os dados validados na qualificação são: CPF, NIS (número do NIT, PIS/PASEP ou Cadastro Nacional do SUS) e data de nascimento e nome. Dessa forma, a empresa evita que haja a recusa, por parte do eSocial, no recebimento dos seus Eventos Iniciais e garante o envio das informações no prazo estipulado.
5) O trabalhador que não tiver os seus dados submetidos à Qualificação Cadastral poderá ocasionar problemas à sua admissão no eSocial?
Sim. O trabalhador que estiver com alguma inconsistência dos seus dados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais, principalmente no que se refere ao CPF, NIS e data de nascimento, poderá ter a sua admissão rejeitada no momento em que o seu empregador enviar o Evento Cadastro Inicial dos Vínculos, comprometendo o envio das demais informações desse trabalhador pelo eSocial.
6) Como o trabalhador faz para se cadastrar no Sou Eu Mesmo?
O trabalhador deve acessar o endereço www.soueumesmo.com.br e clicar em “Cadastre-se agora”, informar os dados de identificação, cadastrar uma senha e seguir com o preenchimento dos campos.
Para acessar novamente o canal a fim de atualizar os seus dados, o usuário deve informar CPF, Data de Nascimento e a senha cadastrada no primeiro acesso.
7) Há o perigo de violação das minhas informações cadastradas nesse canal?
O Sou Eu Mesmo é desenvolvido pelo Grupo Employer, que há mais de 27 anos é pioneiro no desenvolvimento de soluções online para o RH. A segurança dos dados dos nossos clientes é uma questão prioritária para nós, comprovada pela expertise em produtos como a Folha de Pagamento Online (WebFoPag) e o Holerite Online (MeuHolerite). Cientes das ameaças da era digital, adotamos medidas para nossos serviços que estabelecem os níveis mais altos de segurança e confidencialidade nas transações on-line, para a transferência e armazenagem de dados por meio da aplicação de certificados de segurança.
8) O Sou Eu Mesmo é gratuito?
O cadastramento e atualização das informações no canal Sou Eu Mesmo é inteiramente gratuito para o trabalhador.
O serviço poderá ser contratado pelo empregador, que importa do Sou Eu Mesmo a atualização de dados dos seus colaboradores para os seus sistemas de gestão e pode enviar corretamente os eventos S-2100 - Cadastramento inicial de vínculo e S-2200 - Evento admissão.
9) Como as empresas poderão extrair os dados dos colaboradores de uma única vez?
As empresas poderão extrair os dados de seus colaboradores de três maneiras:
  • Em arquivo único (xls);
  • Por meio da integração de seus sistemas de gestão diretamente com o Sou Eu Mesmo;
  • Contratar o serviço eSocialOnline, solução completa do Grupo Employer criada para atender a todas as exigências do eSocial.
10) O Sou Eu Mesmo transmite os dados dos leiautes (S-2100) - Evento Cadastramento Inicial do Vínculo e (S-2200) - Evento Admissão diretamente para o eSocial?
Não. O Sou Eu Mesmo facilita a qualificação cadastral dos trabalhadores, uma validação de dados anterior ao envio dos eventos de cadastramento. O Grupo Employer construiu outra ferramenta, o eSocial Online. Essa solução é capaz de realizar a comunicação de todos os eventos ao eSocial. Conheça mais acessando www.esocialonline.com.br .
Para os clientes da WebFoPag (Folha de pagamento online do Grupo Employer) e do MeuHolerite (holerite interativo na internet) a integração entre o Sou Eu Mesmo e eSocial Online será automática.
11) Tenho uma solução que transmite os dados do meu sistema de gestão diretamente para o eSocial, o Sou Eu Mesmo pode ser integrado com esse sistema?
Sim, o Sou Eu Mesmo pode ser integrado com todos os sistemas de gestão disponíveis no mercado.


Ainda precisa de esclarecimentos? Envie-nos para contato@soueumesmo.com.br
COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SOU EU MESMO